A limpeza dos ouvidos de nossos cães deve ser encarada como um ato preventivo. Um tutor responsável não deve deixa seu cão chegar no estágio limite em que, além de apresentar fortes odores, secreções e áreas de inflamação, o cão fica balançando a cabeça o tempo todo, o que significa que está com dor e incomodo.
Acostume desde quando ainda filhote, examinar os ouvidos de seu cão, pois assim ele se acostumará com o manuseio, e em vez de ter dificuldades,este pode se tornar um momento de prazer e carinho...
COMO CUIDAR DAS ORELHAS DE CÃES E GATOS
As orelhas de cães e gatos são bastante vulneráveis e podem lhes causar sérios incômodos. Por se tratar de local quente, abafado e úmido , nas orelhas há a tendência de se formar um ambiente propício para a instalação de colônias de fungos, ácaros e bactérias.
Quando saudáveis, as orelhas apresentam aspecto de limpeza.
Geralmente têm cor rosada e textura lisa, e não produzem odor. Se o conduto auditivo estiver com aspecto grosseiro, cheio de descamação, cera, secreções ou sujeira, e se dele sair um cheiro forte, é sinal de que algo está errado.
A causa pode ser infecção, inflamação, alergia ou até mesmo sarna otodécica (de ouvido).
A maioria dos cães e gatos avisa que a orelha não está legal, reconheça os sintomas :
coçando-a com as patas,
chacoalhando a cabeça,
andando com a cabeça inclinada para o lado e,
até mesmo, chorando ou uivando, no caso dos cães. Assim que você perceber sinais como esses, procure socorrer o animal.
Este gatinho causou esta lesão de tanto se coçar , não deixe chegar a este ponto procure um vet |
Não tratar o problema de ouvido resulta em muito incômodo para os animais. A dor judia mesmo. Já vi diversos casos em que o ouvido ficou ruim a ponto de entrarem moscas, ovos serem postos e se transformarem em larvas lá dentro.
A infecção do conduto auditivo, quando não tratada, pode levar a um quadro chamado oto-hematoma. De tanto o cachorro chacoalhar a cabeça - e o melhor amigo dele não se mobilizar para levá-lo ao veterinário - um vaso de sangue se rompe dentro da cartilagem auricular e a orelha se transforma em uma bolsa de sangue. Aí só com cirurgia se consegue reverter o problema. Portanto, não deixe a situação chegar a esse ponto.
Se você notar algum sintoma que indique que seu cachorro ou gato pode estar com problemas no ouvido, leve-o para uma consulta com o médico veterinário.
Outra dica, que ajuda a controlar reincidências nos casos de orelhas peludas, é manter sempre os pelos da região tosados, colaborando para o problema não se tornar crônico.
Para prevenir as doenças de ouvido, o primeiro cuidado é a higiene, feita com um algodão ou gase umedecido em gel específico de limpeza passado com delicadeza. Espera-se que saia pouca sujeira. A limpeza pode ser a cada 10 ou 15 dias, ou sempre que for dado banho no animal.
Em cães e gatos com tendência ao problema, redobre a atenção. Ao banhar seu amigo, não se esqueça de proteger a orelha não permitindo que água penetre no conduto auditivo. Tenha sempre em mente a importância de manter a higiene das orelhas do seu animal e crie o hábito de levá-lo periodicamente para um exame geral.
Por MV Dr.Wilson Grassi
Fonte: http://www.wilsonveterinario.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30:cuidados-com-as-orelhas-dos-caes-e-gatos&catid=1:artigos-do-wilson&Itemid=2
CÃES DE ORELHAS LONGAS,CAIDAS E PELUDAS MERECEM ATENÇÂO
Cães com as orelhas caídas, como o Cocker Spaniel Inglês,Golden Retrivier,Shih Tzu, Lhasa Apso, Basset Hound... apresentam uma maior tendência ao problemas decorrentes da má higienização do ouvido, pois a forma das orelhas cria um microambiente onde pouca luz, umidade e calor são fatores predisponentes ao aparecimento destes problemas.
Existem algumas raças que apresentam um certa quantidade de pêlo no interior do conduto auditivo. Alguns profissionais preferem deixar o pêlo, pois ele atuaria como uma proteção natural contra umidade; outros já preferem a retirada dos pêlos para facilitar a higienização completa quando a produção de cerúmem é intensa. Converse com um veterinário de sua confiança e saiba o melhor procedimento com seu cão.
ASSISTA AO VÍDEO E VEJA COMO LIMPAR CORRETAMENTE A ORELHA DO SEU PELUDO:
NÃO utilize objetos pontudos como tesouras ,pinças enroladas em algodão ou cotonetes.
2º Pingue algumas gotas de um produto apropriado para a limpeza de ouvido de animais
( Pergunte ao Veterinário) no conduto auditivo de seu cão.
3º Massageie delicadamente com o intuito de fazer com que o produto atue uniformemente.
4º Retire o excesso de secreção e do produto com um algodão ou gaze (sempre com delicadeza)
SEJA GENTIL PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE DAR OS CRÉDITOS
DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)
DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário