Paralisia Completa em Cães:Pode Ser Botulismo
O botulismo é uma doença incomum em cães, muito grave, relacionada com a ingestão de carne de animais mortos, restos de lixo, ossos enterrados, terra com matéria orgânica e carniça.
Os sintomas pode ter inicio súbito (agudo) ou sub agudo dentro de algumas horas a seis dias depois do animal comer esses restos contaminados com a bactéria Clostridium botulinum ou mesmo somente com a tóxica produzida por elas. Esta neurotoxina provoca fraqueza muscular que se inicia com as patas traseiras subindo para os braços e pescoço apresentando então a paralisia das 4 patas (membros). Dificuldade respiratória por paralisia do diafragma é menos comum, mas pode acontecer. Outro sinal muito comum é a paralisia das pálpebras, quando o animal não consegue piscar os olhos. O rabo não paralisa nunca.
Sintomas
- Fraqueza repentina se espalhando a partir de patas traseiras e subindo para o tronco, pernas dianteiras e pescoço
- Fraqueza severa de todas as quatro pernas ou paralisia dos quatro membros (o que geralmente ocorre dentro de 12 a 24 horas após o início).
- Paralisia do diafragma com dificuldade respiratória.
- Paralisia das pálpebras e músculos faciais.
- Dificuldade de deglutição e aparecimento do megaesôfago.
Diagnóstico:
Em comparação com muitas outras espécies, os cães são relativamente resistentes à toxina, e como tal botulismo em cães é raro. Quase todos incidência de botulismo em cães ocorrem pelo consumo da carcaça de um animal morto. Devido à sua ocorrência rara em cães, pode ser difícil de se diferenciar toxicidade botulismo de outras doenças e perturbações. A ingestão de alguns venenos, infecção do sistema nervoso ou lesão, a miastenia graves, reações a drogas e acidentes vasculares cerebrais podem confundir os sintomas de uma infecção de botulismo em cães. Diagnóstico frequentemente é baseada na observação proprietário do cão, a exposição a carcaças de animais, e, por vezes, a detecção dos esporos em amostras fecais.
Muitas vezes somente a história e os sintomas apresentados são suficientes para a suspeita clínica e diagnóstico, principalmente quando do contato com lixo, animal que vive em quintais ou zonas rurais e que podem cavocar o chão, comem osso, enterra comida no quintal etc.
O Médico Veterinário Neurologista irá realizar um exame neurológico completo do seu cão, com os testes neurológicos, rx de coluna, exames de sangue e urina para descartar outras doenças que levariam a paralisia.
Tratamento:
O tratamento depende do grau de paralisia apresentado e de suas consequências. Se é uma paralisia parcial, o animal pode ser hospitalizado e monitorado até voltar a comer, urinar e defecar sem problemas
No entanto se o paciente tiver uma paralisia completa com dificuldade para respirar devido à paralisia dos músculos respiratórios, será necessário monitorar o animal e deverá ficar internado para isso, recebendo inclusive soro na veia. Antibióticos devem ser usados e a evolução é dependente das complicações decorrentes da paralisia que pode durar de 1 a 3 semanas.
O Botulismo pode levar a vítima a óbito:
Em cães e seres humanos, o tratamento é limitada a quase único cuidado de suporte, sob a forma de terapia respiratória e cuidados de enfermagem. Pode levar várias semanas para ver a melhoria na paralisia, e ainda mais para o corpo retomar o funcionamento normal. Por esta razão, botulismo em cães é frequentemente fatal, pois os recursos necessários para manter um cão em um hospital no nível de cuidados necessários é frequentemente muito alto...
Prevenção:
Em cães, a melhor prevenção do botulismo é impedir o acesso a animais mortos e carcaças. Monitorando suas atividades enquanto ao ar livre, olhar regularmente quintais e áreas externas podem ajudar a identificar e remover ameaças potenciais (animais mortos) à sua saúde dos cães, antes que seu cão pode encontrá-lo.
Fontes Pesquisadas :http://petcare.com.br/blog/paralisia-completa-em-caes-pode-ser-botulismo/#more-3387
SEJA GENTIL PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE DAR OS CRÉDITOS
DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)
DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)



Nenhum comentário:
Postar um comentário